i3, i5 e i7 – Diferenças, comparações etc.

Postado em Atualizado em

O que muita gente tem dúvida é justamente quais as diferenças que fazem desses processadores melhores do que os atuais, eles vieram para substituir o core 2 duo e core 2 quad com alguns melhoramentos, bem, então aqui vai um artigo que especifica melhor cada um destes processadores:

inter core i3 i5 e i7

Core i3

O Intel Core i3 é a linha de CPUs voltada aos menos exigentes. Por pertencer à nova linha Core, o i3 traz dois núcleos de processamento, tecnologia Intel Hyper-Threading (para a realização de mais tarefas), memória cache de 4 MB compartilhada, suporte para memória RAM DDR3 de até 1333 MHz e muito mais. Qualquer Core i3 vem equipado com um controlador de memória DDR interno (o que já ocorre há muito tempo nos processadores da AMD), um controlador de vídeo integrado — Intel HD Graphics que opera na frequência de 733 MHz — e o suporte para utilização de duplo canal para memória RAM (o que significa que as memórias trabalham aos pares). É um processador de 2 núcleos físicos, mas com a tecnologia  da Intel Hyper-Threading, os processadores i3 “ganham” dois núcleos a mais, trabalhando assim com 2 núcleos físicos e 2 lógicos, contudo esse artifício da duplicação dos núcleos não significa muito. E quem pensou que o i3 realmente trabalharia como um processador de quatro núcleos se enganou completamente.

Core i5

Diferença com o core i3: Processador mais forte, maior variedade de modelos deste processador, tecnologia turbo boost e tem a opção de 4 núcleos.

Disponível em modelos de dois ou quatro núcleos, os CPUs da linha i5 possuem até 8 MB de memória cache (nível L3) compartilhada, também utilizam o soquete LGA1156, controlador de memória DDR integrado, tecnologia Intel Hyper-Threading, tecnologia Turbo Boost e muito mais.

Core i7

Diferença: Possui 2 novas tecnologias que os outros não possuem (HD boost e QPI), é um processador de 4 núcleos físicos e 4 lógicos, logo é o processador mais forte atualmente.

A última palavra em tecnologia de processamento é o i7. A linha de processadores voltada ao público entusiasta e profissional traz muitos benefícios e especificações de cair o queixo. Todos os CPUs da série Core i7 possuem quatro núcleos (o i7-980X possui seis núcleos), memória cache L3 de 8 MB, controlador de memória integrado, tecnologia Intel Turbo Boost, tecnologia Intel Hyper-Threading, tecnologia Intel HD Boost e ainda o recurso Intel QPI.

Junto com o turbo boost,que quando esta usando apenas um nucleo o processador “desliga” os outros nucleos (cores se preferirem) e faz um overclock.
Alem de ter 4 nucleos,possui o hyper-theading (mais conhecido nos pentium 4 como ht) que faz a simulação de mais 4 nucleos totalizando 8 nucleos logicos.
Tambem foi encrementado o novo soquet 1366 com o chipset x58 e o novo barramento QPI (quick path interconnect) que liga o processador direto a memoria ram (que é usada em tri-channel,ou seja,o processador pode acessar até 3 modulos de memoria simultaneamente e deve ser ddr3) e tem uma taxa de transferencia muito superior ao fsb (front side bus).

Profissionais devem investir na compra de um i7, porque ele faz toda a diferença na hora de renderizar vídeos e economizar tempo com tarefas banais.

TECNOLOGIAS DOS PROCESSADORES:

Intel Hyper-Threading

Simula os processadores lógicos em 2x processadores físicos, um dual core logo terá 2 processadores físicos e 2 lógicos, um quad-core terá 4 físicos e 4 lógicos. Para perceber a diferença entre um processador de quatro núcleos e outro de dois com esta tecnologia, basta comparar os resultados em desempenho.Por exemplo, se você colocar um Core i3 ao lado de um Intel QuadCore, não há dúvidas de que o QuadCore terá um desempenho muito maior (em qualquer atividade). Claro que isso não significa que a nova tecnologia não serve para nada, muito pelo contrário. A Intel Hyper-Threading é ideal para momentos em que você precisa efetuar várias atividades simultaneamente. Essa tecnologia serve para que um núcleo consiga realizar duas atividades ao mesmo tempo, daí o motivo pelo qual a tecnologia, supostamente, faz os núcleos dobrarem em quantidade.

Turbo Boost

A tecnologia Turbo Boost da Intel promete aumentar a velocidade do processador automaticamente. Segundo o site da Intel, esta tecnologia é inteligente e trabalha 100% do tempo verificando frequência, voltagem e temperatura do processador. Ao notar uma baixa em um dos valores-padrão utilizados pelo CPU, este novo recurso aumenta a frequência e consegue um desempenho muito maior em qualquer aplicação.

Imagine que a temperatura do processador está abaixo do esperado e você deseja aumentar a velocidade. Com a utilização da tecnologia Turbo Boost você não precisa se preocupar, porque o seu Intel Core i5 vai alterar a frequência ou a voltagem do CPU sem sua permissão e logo você verá um aumento significativo em desempenho. Falando especificamente dos modelos i5, há a possibilidade de um aumento de até 800 MHz na velocidade.

Intel HD Boost

A linha de processadores Intel Core i7 trabalha com a tecnologia Intel HD Boost, a qual é responsável pela compatibilidade entre CPU e programas que usam os conjuntos de instruções SSE4. Tal característica possibilita um maior desempenho em aplicativos mais robustos que necessitam de um poder de processamento de alto nível.

Intel QPI

Ao invés de aumentar a frequência ou a tensão, o recurso Intel QPI aumenta a largura de banda (o que permite a transmissão de mais dados) e diminui as latências. Vale salientar que este recurso só está presente nos CPUs Intel Core i7 da série 900 e possibilita taxas de transferência de até 25.6 GB/s.

fontes:

http://www.oftware.com.br/

http://www.baixaki.com.br/info/3904-quais-as-diferencas-entre-os-processadores-intel-core-i3-i5-e-i7-.htm

Alguns dados comparativos:

Intel Core 2 Duo T6600 -> 1565 pontos
Intel Core 2 Duo P8600 -> 1594 pontos
Intel Core 2 Duo P8700 -> 1770 pontos
Intel Core i3 330M -> 2075 pontos
Intel Core i5 430M -> 1943 pontos (estranhamente baixo :/)
(Fonte: CPU BENCHMARK)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s