O RETORNO DO GOOGLE WAVE COMO PRODUTO INDEPENDENTE

Postado em

O Google Wave parecia tão promissor, todo mundo falava que iria revolucionar a forma de comunicação e colaboração online. No entanto, por falta de demanda ou sabe-se lá mais o quê, o projeto não foi pra frente. Mas nem tudo está perdido. Os desenvolvedores do Google trabalharam duro para criar o Wave, e boa parte do código poderá ser reaproveitada em outros serviços. Mais do que isso, na semana passada anunciaram que o Wave se tornará público: a ferramenta de colaboração poderá ser instalada num servidor próprio, sem depender da hospedagem do Google. Aparece aí o “Wave in a Box”.

O projeto (detalhado em http://waveprotocol.org/) será lançado provavelmente ainda em 2010, sendo open source para uso com hospedagem própria.
A ferramenta consistirá de vários “módulos”, contendo um servidor e um cliente, especialmente via web. O sistema de armazenamento dos “waves” e um mecanismo de busca estarão inclusos. Procolos de cliente-servidor utilizados, gadgets, robots e API de dados, tudo isso, assim como no Wave tradicional que será descontinuado.

Basicamente quase tudo o que funcionava no Wave funcionará nessa versão (mas não tudo), a empresa pretende inclusive lançar um serviço de migração dos “waves” atuais. O serviço em wave.google.com deve continuar aberto até o final do ano, o que sugere que o novo produto seja lançado até lá, apesar de não definirem uma data certa.

O fórum do Wave Protocol pode ser usado para obter mais informações, além dohttp://waveprotocol.org/.

Pelo “boom” do começo o Wave realmente parece legal, tem um certo potencial. Se não teve sucesso como serviço online, pelo menos dessa forma o sistema será melhor aproveitado, sendo bastante útil para algumas organizações. Resta agora aguardar o lançamento do código 🙂

fonte: guiadohardware.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s