FAZENDO UBUNTU 32 BITS LER MAIS QUE 3 GIGA DE RAM

Postado em

Você que tem mais do que 3 giga de memória ram e utiliza o Ubuntu 32 bits por ser mais estável, essa é uma dica que vale muito a pena. A solução é instalar um kernel com suporte a PAE.

Mas o que significa PAE?
Physical Address Extension é um recurso que permite processadores baseados na arquitetura x86 (32 bits) acessar um espaço de endereçamento físico maior que 4GB (até 64GB!!) através da adição de 4 bits de endereçamento da memória.

Antes de mais nada você precisa verificar se seu processador é 64 bits e suporta este recurso. Para verificar isso entre no terminal e digite o comando abaixo: (pode selecionar, clicar com o botão direito, copiar e dentro do terminal clicar com o botão direito e colar 😀
cat /proc/cpuinfo | grep -i pae

Se o retorno for algo parecido com as linhas abaixo, o seu processador oferece suporte. Caso não apareça nada, então infelizmente você não poderá utilizar PAE.

flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe nx lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts aperfmperf pni dtes64 monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm sse4_1 xsave lahf_lm ida dts tpr_shadow vnmi flexpriority

Agora que você já verificou tudo, basta instalar os dois pacotes abaixo usando apt-get ou pelo Synaptic:

linux-generic-pae
linux-headers-generic-pae

Agora é só reiniciar e aproveitar a sua máquina com desempenho 100% utilizando mais do que os 3 gigas que antes estavam limitados.

fonte: http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2010/12/habilitando-pae-no-ubuntu/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s