5 USOS INOVADORES (E ÚTEIS) DO HTML5

Postado em

Você já cansou de escutar que o HTML5 e CSS3 são o futuro da internet. Não aguenta mais ouvir falar em guerra com Flash, nem em disputa da Apple com Adobe. Também já viu 300 exemplos de sites que mostram usos malucos e aparentemente inúteis da nova linguagem que te fizeram refletir “Como alguém pode falar que essas bolinhas se mexendo na tela com esse barulho irritante no fundo vão mudar o jeito que eu uso a internet?”.

Bem, a dura verdade é que, apesar de todo o marketing, o HTML5 ainda está longe de ficar pronto (a W3C, entidade que regula os padrões da internet, anunciou que a versão final sai em 2014), por isso tudo parece, e é, tão experimental. Mas já tem algumas coisas muito boas desenvolvidas com ajuda da nova linguagem e que nos fazem ficar otimistas sobre o que deve vir em um futuro próximo. Confira as 5 mais legais:

Aviary Photo Editor

A Aviary é uma empresa que tem um monte de aplicativos online para tarefas complexas como criação de vetores ou edição de áudio e fotos. Os webwares eram todos feitos em Flash, mas, recentemente, foi lançado o editor de imagens feito em HTML5. Ele permite fazer vários pequenos ajustes e correções nas fotos, além de adicionar alguns efeitos.

E quem quiser pode ter o editor totalmente customizado no seu próprio site – dá para escolher cada ferramentaque ficará disponível.

Agent 8 Ball

“Games” é provavelmente a categoria com mais exemplos desenvolvidos em HTML5. Verdade que a maioria ainda é muito crua, principalmente no que diz respeito aos gráficos, mas o Agent 8 Ball é dos mais bem feitos. É um jogo de sinuca em que o jogador tem que encaçapar as bolas no tempo dado e tomar cuidado com as que viram bombas.

Browser Ball

Ok, eu sei que acabei de falar mal dos sites sem nenhuma aplicação prática, mas esse experimento é muito legal: no começo, parece só uma bola de praia vermelha que o usuário pode controlar (bom, é só isso mesmo), mas essa bola consegue passar entre as janelas do browser. Como disse, sem nenhuma aplicação prática imediata, mas impressionante ver as possibilidades que o HTML5 abre. (Se você ainda não está convencido que é divertido, abra o link e teste o app).

Brinque com a Browser Ball

Wilderness Downtown

Um dos recursos mais comentados do HTML5 é de o tocar vídeos sem precisar de plugins. A banda indie canadense Arcade Fire foi muito além e criou, com ajuda do Google, um clipe interativo para a música “We use to Wait” que usa animação gráfica, vídeos e Street View.

Assista ao clipe do Arcade Fire

Twimbow

O Twimbow é um cliente de Twitter (e, futuramente, de Facebook e Google Buzz) na nuvem. Funciona em colunas, usa um sistema de código de cores e é personalizável. Ele está sendo muito elogiado por quem já usou, mas ainda está na versão pre-alpha, então, se quiser testar, vai ter que se inscrever e torcer por um convite.

fonte: http://info.abril.com.br/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s